- LH Architekten, Landwehr Henke + Partner mbB, Hamburg
Jungfernstieg, Hamburgo
Cura de rejuvenescimento em Jungfernstieg
O emblemático conjunto de edifícios históricos na esquina da Jungfernstieg com a Grosse Bleichen, em Hamburgo, foi alvo de uma renovação e reabilitação profunda até ao final de 2020, tendo regressado ao uso no início do ano seguinte. O coração deste complexo é o antigo palácio projetado pelo arquiteto hamburguês Haller, construído originalmente para a antiga Dresdner Bank. Devido à sua importância histórica, o projeto foi acompanhado de perto pelo Gabinete de Proteção do Património Histórico de Hamburgo, que exigiu um equilíbrio delicado: preservar a arquitetura original da era imperial, mas adaptá-la cuidadosamente às exigências atuais de uso e arrendamento.
No âmbito deste projeto de modernização, a fachada do "Haller-Haus" (Jungfernstieg 22) foi restaurada, enquanto a do "Kempinski-Haus" (Jungfernstieg 24) foi totalmente redesenhada. Ambas foram equipadas com numerosos vãos envidraçados. Os requisitos estéticos do património não impediram a exigência de perfis finos e excelente isolamento térmico.
Foi escolhido o sistema forster unico, em grande parte porque os elementos das janelas do prestigiado edifício Haller Haus deveriam ter um acabamento muito especial. Todas as superfícies – caixilhos, folhas móveis e baguetes de envidraçamento – foram revestidas com chapas de bronze. Através de um processo especialmente desenvolvido, cada chapa metálica foi cortada e colada com precisão às superfícies termolacadas dos perfis, utilizando um sistema adesivo bicomponente, reconhecido pela sua elevada resistência e durabilidade. Para seguir com precisão os contornos dos perfis forster unico, as chapas foram fresadas de forma fina num dos lados antes da dobragem, permitindo alcançar raios de curvatura quase angulares com um nível de detalhe excecional.
Para garantir a conformidade com as elevadas exigências dos arquitetos e das autoridades de proteção do património, foram realizados mockups em escala real (1:1) das fachadas e janelas antes da produção. Estas amostras serviram de base ao desenho final, incluindo todas as características visuais, especificações técnicas e detalhes arquitetónicos.
Na próxima fase de construção do interior, serão aplicados cerca de 30 elementos de caixilharia em aço tubular. Várias portas de forster fuego light e forster presto RS irão assegurar a compartimentação eficaz contra a propagação de fumo e fogo, garantindo segurança nos corredores e zonas técnicas do edifício. Em algumas janelas interiores, a aparência das fachadas exteriores foi mantida com revestimento em bronze, criando uma continuidade estética entre o exterior e o interior.
Sistemas utilizados
Parceiros envolvidos
Arquitetura
- LH Architekten, Landwehr Henke + Partner mbB, Hamburg
Fabricante
- Sörensen Bartsch, Stahl- und Metallbau GmbH, Schleswig
Fotografia
- Dorfmüller-Klier Architekturfotografie
Outros parceiros
- August Jansen and Heiko Schwartzkopff (Façade consultant)
- Art-Invest Real Estate Management GmbH & Co. KG, Köln (Clients)