
Renovação do Künstlerhaus Nuremberga
Intervenções criteriosas num edifício cultural classificado
Em 1910, o Künstlerhaus ergueu-se sobre parte da muralha histórica da cidade de Nuremberga. Enquanto a ala sul tinha sido amplamente renovada por volta do ano 2000, juntamente com a construção da fachada principal, a ala norte, intacta, manteve-se em funcionamento durante décadas, com múltiplas utilizações. A partir de 2019, o atelier muniquês Florian Nagler Architekten assumiu a renovação integral desta terceira fase. Alterações subtis, quase impercetíveis, conduzem agora o edifício a uma nova etapa da sua longa e intensa história. Elementos de proteção contra incêndios da Forster Profile Systems desempenham aqui um papel fundamental, aliando o charme histórico a uma funcionalidade contemporânea.
O Künstlerhaus, situado no Königstor, é um marco da vida cultural e social de Nuremberga. O edifício acolhe exposições e concertos, conferências, cinema, workshops e espaços de restauração. Em paralelo, funciona como um local para iniciativas cívicas, laboratório criativo e espaço de encontro e debate.

Porta corta-fogo forster fuego light de duas folhas
Uma intervenção sensível sobre o existente
Sob responsabilidade do Hochbauamt de Nuremberga, o edifício classificado foi modernizado a partir de 2019. O principal desafio consistiu em adequar a construção às exigências atuais em termos técnicos, regulamentares e construtivos. Em simultâneo, procedeu-se a uma requalificação funcional do interior: os espaços de maior intensidade sonora foram agrupados e a organização dos compartimentos redefinida. Algumas camadas e vestígios do passado foram deliberadamente preservados, enquanto outras áreas foram redesenhadas de raiz, como a entrada reformulada, a torre anexada à fachada norte ou as ampliações no pátio de serviço. Com uma abordagem cuidadosa, que equilibra preservação e adição de novos elementos, manteve-se o carácter original do edifício, enquanto que as melhorias técnicas e funcionais acrescentam valor para a sua utilização futura.

Design delicado em harmonia com a preservação patrimonial
As exigências de segurança estrutural impuseram a instalação de portas corta-fogo e estanques a fumo nas zonas de escadas, corredores e caves. Estes elementos deveriam integrar-se discretamente na estrutura existente, com perfis minimalistas e mínima utilização de material. Produzidos em aço e vidro, foram concebidos de acordo com as especificações de conservação. As portas em caixilharia tubular, em tom antracite, seguem as linhas geométricas do edifício original e foram adaptadas individualmente às abóbadas ou às diferentes alturas dos espaços.

Soluções adaptadas a cada espaço
No total, dez elementos específicos baseados na solução de aço forster fuego light, asseguram a proteção contra incêndios no renovado Künstlerhaus. Entre eles, destacam-se as portas de duas folhas que dão acesso à escadaria principal. O estilo histórico reflete-se ainda numa porta corta-fogo com envidraçados fixos nos painéis laterais simétricos e travessas verticais marcantes com um arco. Outras variantes, com arcos segmentados ou redondos, ligações a tetos particularmente altos ou vergas direitas, encontram-se nas ligações a corredores, escadarias e caves.
As exigências regulamentares abrangeram desde portas corta-fogo T30 RS (resistentes 30 minutos) até T90 RS (resistentes 90 minutos). Em três situações, devido à altura total excecional, às dimensões das folhas T90, à superfície em arco ou a ligações específicas à estrutura existente, foi necessário obter aprovações individuais.
Perfis estruturais adicionais foram integrados sobre os elementos principais, assegurando a estabilidade e criando, com mestria, a transição para a arquitetura original. Testemunho de mais de um século de história, a ala norte do edifício foi cuidadosamente renovada, respondendo agora às exigências contemporâneas sem perder a sua autenticidade.
Sistemas utilizados
Parceiros envolvidos
Outros parceiros
- (Clients)