 
  - MAI Architektur GmbH, Lucerne
Conversion of old shed building, Zug
O charme industrial encontra o design contemporâneo
Com o espaço para novas construções a escassear, e cada vez mais caros, a reconversão de antigos edifícios fabris está a tornar-se cada vez mais popular – até porque estas estruturas do início do século XX são atraentes do ponto de vista do design. Com isso em mente, os proprietários do Shedhalle Zug – um armazém localizado no coração de uma antiga área industrial – decidiram reconverter este legado arquitetónico. A equipe da MAI Architektur foi encarregada de transformar o edifício num espaço para eventos e enfrentou o desafio de renová-lo extensivamente, mantendo sua aparência original. A modernização da fachada foi feita com sistemas simples de janelas de aço, com a Forster a fornecenr perfis particularmente minimalistas. Totalmente renovadas em linha com os projetos originais, as novas janelas de correr trazem o conforto térmico, são extremamente duráveis e mantêm o caráter do antigo edifício industrial.
Com a sua marcante forma em dente de serra, os coberturas shed são o verdadeiro símbolo de toda uma era de edifícios fabris. Interiores amplos e luminosos, inundados de luz natural, e grandes vãos estruturais são apenas duas das características que tornam este tipo de cobertura ainda hoje tão apreciado — e o mesmo se verificou no edifício shed que ocupa o centro do bairro “LG-Areal”, em Zug. A partir da década de 1930, aqui produziram-se contadores de eletricidade para clientes em todo o mundo, até que, décadas mais tarde, a digitalização tornou inevitável o desenvolvimento de novos conceitos de utilização. O objetivo atual é transformar o bairro numa zona urbana dinâmica, com escritórios, habitação, restauração e ofertas culturais. Embora alguns dos edifícios já tenham sido demolidos, a Shedhalle na Dammstrasse foi preservada para manter parte do encanto original do bairro.
Modernização cuidadosa de janelas e portas
Diante da necessidade de converter o armazém num espaço que incorporaria restaurante, bar, espaço para exposições e sala de fumadores, os arquitetos do MAI Architektur, em Lucerna, propuseram-se a reabilitaçãor o edifício sem alterar as suas características originais. A infraestrutura necessária para o espaço de restauração foi garantida pela incorporação de duas unidades discretas onde ficam a cozinha e as instalações sanitárias. Isso significou mais amplitude para o salão térreo de cerca de 1.200 metros quadrados. O teto nervurado original e as tubagens de aquecimento – uma característica típica dos edifícios industriais da época – também foram reabilitados. Apenas as janelas de caixilhos de vidro simples deixaram de ser viáveis por questões de eficiência energética. Nesse caso, a equipa de projeto optou pelo sistema de janelas forster unico xs, que é praticamente idêntico à aparência de seu antecessor histórico. Apesar do vidro triplo, esse sistema apresenta perfis extremamente minimalistas com larguras de apenas 23 milímetros – uma característica impressionante que só pode ser alcançada com o uso de aço. As dobradiças são ocultas e complanares e realçam a aparência autêntica. Com um valor Uw de 1,2 W/m²K, as novas janelas também respondem a rigorosas exigências em termos de eficiência energética e podem ter diversas tiplogias de abertura.
Quartos da mais alta qualidade
Ao equipar o interior do armazém, o foco foi combinar o charme industrial com um padrão de vida luxuoso. Isso é reforçado pelos materiais de alta qualidade e pelo elegante esquema cromático. As amplas janelas também proporcionam conforto adicional, permitindo a entrada de muita luz natural no edifício graças aos minimalistas perfis de aço da forster. Desenvolvidos em parceria com a COCC e coerentes, os espaços interiores são marcados por uma qualidade excepcional, sem jamais renunciar ao seu uso original. O sistema de portas forster unico também desempenha um papel importante aqui, com as versões opaca e envidraçada oferecendo uma interação bem-sucedida entre modelos históricos e funcionalidade contemporânea.
Parceiros envolvidos
Arquitetura
- MAI Architektur GmbH, Lucerne
Fabricante
- Acklin Metall- und Stahlbau AG, Zug
Fotografia
- Beat Brechbühl
Outros parceiros
- COCC. and coherent AG, St. Gallen (Architects-Decorators)
- Alfred Müller AG, Baar (Clients)
 
       
       
       
       
       
       
       
   
   
   
   
   
   
   
   
  