- SSP AG, Bochum
WiSo building, Cologne
Com a reabilitação do complexo de edifícios da Faculdade de Economia e Ciências Sociais, a Universidade de Colónia enfrenta os desafios típicos das construções da década de 1950: eficiência energética insuficiente, proteção contra incêndios desatualizada e equipamentos técnicos que já não respondiam às exigências de um espaço académico moderno, voltado para a investigação e o ensino. Um desafio adicional foi imposto pelas regras de preservação patrimonial, que, para além de exigirem um tratamento cuidadoso da estrutura, determinavam também a manutenção da fachada original. No âmbito desta intervenção, foram instaladas cerca de 500 janelas pivotantes horizontais com sistemas de perfis de aço Forster, desenvolvidas por uma equipa interdisciplinar como soluções funcionais e versáteis, inspiradas num modelo histórico.
500 janelas de alta tecnologia com status protegido
Com aproximadamente 50.000 estudantes, a Universidade de Colónia é uma das maiores da Alemanha. Para garantir a sua competitividade futura enquanto centro de ensino, elaborou um plano diretor que prevê o desenvolvimento e a renovação contínuos dos edifícios existentes. O complexo da Faculdade de Economia e Ciências Sociais (WiSo) é um dos projetos centrais deste plano. Integrado num programa de requalificação abrangente, o objetivo é criar condições ideais para a investigação e o ensino. Em 2019, foi concluída uma nova extensão segundo o projeto do gabinete ksg kister scheithauer gross architekten. Já a renovação dos edifícios existentes foi atribuída à Bochumer SSP AG. Desde o início, a Universidade, enquanto cliente, sublinhou a importância de preservar a estrutura e os materiais originais.
Larguras frontais estreitas, apesar do peso e da largura consideráveis das floreiras: o sistema de perfis de aço forster unico ajuda a atender aos requisitos de preservação.
Fotografias: Jens Kirchner / Forster Profile Systems Ltd
Sensível à proteção e duradouro: o sistema de perfis forster unico é revestido com um revestimento em pó na cor histórica e um revestimento interno anticorrosivo. Na parte interna, uma folha de serviço permite o acesso para manutenção e limpeza da janela.
Fotografias: Jens Kirchner / Forster Profile Systems Ltd
Monumento ao modernismo do pós-guerra
O complexo de edifícios da Faculdade WiSo foi projetado e construído, no final da década de 1950, pelo arquiteto de Colónia Wilhelm Riphahn. Classificado como património da escola modernista do pós-guerra, o conjunto destaca-se pelo edifício principal — um bloco de cerca de 83 metros de comprimento e nove pisos de altura — que domina o local, situado no cinturão verde interior da cidade. A este volume central ligam-se alas longitudinais e transversais que acolhem salas de aula, seminários e espaços de trabalho. Outra presença marcante na paisagem urbana é o edifício térreo de grande dimensão que funciona como base, incorporando três pátios ajardinados responsáveis por assegurar iluminação e ventilação naturais ao interior. Este princípio de projeto, característico de Riphahn, foi também aplicado à fachada do quarteirão em causa: cerca de 500 janelas pivotantes horizontais foram instaladas, criando fileiras contínuas que definem o padrão ortogonal em grelha da fachada. Com o passar dos anos, estas janelas foram sendo substituídas por modelos oscilobatentes, alteração que comprometeu a função original de proteção térmica. As novas janelas deixaram de assegurar ventilação suficiente para evitar o sobreaquecimento dos espaços durante o verão.
Preservação do tecido arquitetónico (em princípio)
Após a análise inicial, os arquitetos da SSP AG verificaram que a estrutura se encontrava em bom estado e que subsistiam três janelas de caixa originais — peças inovadoras para a sua época. Estas janelas pivotantes horizontais permitem uma ventilação eficaz graças às aberturas superior e inferior, e integravam persianas ajustáveis através de um mecanismo de corrente no espaço entre vidros. “A ideia nasceu: reinterpretar a janela pivotante de forma contemporânea”, recorda Markus Wessels, gestor de projeto na SSP AG. “O desafio foi criar uma versão moderna que, simultaneamente, cumprisse as exigências físicas atuais para edifícios.”
Nova versão para edifícios classificados
A preservação foi considerada desde a fase inicial de conceção. A escolha dos perfis de janela revelou-se particularmente complexa: era necessário que apresentassem secções frontais muito estreitas para manter a estética original, mas, ao mesmo tempo, suportassem o peso e a largura das janelas duplas pivotantes. A Forster Profile Systems mostrou-se o parceiro ideal, tanto pela variedade do seu portefólio como pela experiência no desenvolvimento de soluções personalizadas. Em estreita colaboração com a MTZ-Metalltechnik Zitzmann e o especialista em luz natural Dr. Helmut Köster, foi criada uma versão contemporânea de um modelo histórico, cumprindo simultaneamente os requisitos do cliente e as normas de preservação.
A nova versão da janela pivotante horizontal, baseada em um modelo histórico, é verdadeiramente versátil: a solução combina ventilação natural com controle integrado da luz natural, proteção solar e contra o ofuscamento com controle elétrico e eficiência energética de última geração.
Fotografias: Jens Kirchner / Forster Profile Systems Ltd
Janelas com funcionalidade complexa
O sistema de perfis de aço forster unico serve de base para os caixilhos das novas janelas. Graças à elevada rigidez do material, as janelas pivotantes horizontais, com 70 mm de espessura, apresentam larguras de face particularmente estreitas. Trata-se de janelas de caixilho composto que integram lâminas especiais defletoras de luz RETROSolar, com cerca de 15 cm de largura, concebidas para proporcionar proteção eficaz contra o ofuscamento, sem provocar escurecimento dos espaços. Ao refletir a luz solar para o exterior, estas lâminas reduzem o calor direto recebido, mantendo o valor gtotal abaixo de 0,05. Ainda assim, canalizam luz natural suficiente para o interior, eliminando a necessidade de iluminação artificial suplementar para garantir condições ergonómicas. Ao contrário do modelo histórico, em que as lâminas eram reguladas manualmente por manivela, o novo sistema permite o seu controlo elétrico, ajustado automaticamente em função da radiação solar. Além disso, o elemento de batente lateral no interior, equipado com vidro triplo isolante, pode ser aberto para facilitar operações de manutenção e limpeza.
Perspetivas sustentáveis
Com a reabilitação concluída, os edifícios históricos da Faculdade WiSo estarão preparados para enfrentar verões cada vez mais quentes, graças ao elevado desempenho energético das novas janelas. Do ponto de vista ambiental, vidro e aço revelam-se soluções sustentáveis: os perfis Forster, extremamente duráveis, são fabricados em aço 100% reciclável e não utilizam isolantes sintéticos. Assim, quer em construções novas, quer na renovação de edifícios existentes, a escolha destes sistemas permite reduzir o impacto ambiental e assumir uma clara responsabilidade perante as gerações futuras.
Parceiros envolvidos
Arquitetura
- SSP AG, Bochum
Fabricante
- MTZ Metalltechnik Zitzmann GmbH, Oerlenbach
Fotografia
- Jens Kirchner, Düsseldorf
Outros parceiros
- University of Cologne (Clients)
- Köster Lichtplanung, Frankfurt am Main (Other)
- RETROSolar Gesellschaft für Tageslichtsysteme mbH, Kirn (Other)