
- :mlzd Architektur
- Sollberger Bögli Architekten AG
La Tuilière football stadium, Lausana
Um novo marco para Lausanne – a capital olímpica do mundo
Com um ambicioso programa de desenvolvimento urbano “Métamorphose”, a cidade suíça de Lausana está a traçar um novo rumo em direção a um futuro mais sustentável. Para além de um eco-bairro com cerca de 2.000 apartamentos, estúdios e escritórios, e de uma nova linha de Metro, este projeto de grande escala integra também o novo Centre Sportif de la Tuilière. O destaque arquitetónico deste complexo, composto por nove campos de treino de futebol e uma pista de atletismo, é o Estádio La Tuilière. Com sistemas de fachada e portas da Forster, esta nova construção ultrapassa os requisitos de segurança definidos pela UEFA, ao mesmo tempo que reforça o caráter icónico e distintivo do edifício.
Concebido exclusivamente para o futebol, o Estádio La Tuilière alia eficiência na construção a um design marcante, assumindo-se desde já como uma nova referência visual no horizonte urbano de Lausana. Projetado pelos gabinetes :mlzd e Sollberger Bögli, o estádio destaca-se pelo seu conceito arquitetónico cuidadosamente pensado. Idealizado como a “representação icónica de um troféu”, confirmou o seu estatuto de símbolo da cidade logo na inauguração, tornando-se também num epicentro do futebol na Suíça francófona.

Sem atalhos
Como qualquer adepto de futebol sabe, os cantos são uma parte essencial do jogo. E, de forma figurada, também desempenham um papel central na arquitetura do novo estádio. Construído maioritariamente em betão e aço, os quatro cantos do corpo retangular do estádio foram cortados em ângulo. Com um espaço de implantação limitado, esses triângulos de betão dão origem a amplas zonas de circulação e quatro acessos cobertos, preparados para receber até 12.000 espectadores. Ao entrar, o relvado surge de imediato no campo de visão, envolvido por bancadas particularmente inclinadas, ao estilo dos estádios ingleses. A proximidade entre os adeptos e o jogo cria uma atmosfera eletrizante e inesquecível.

Tornando a construção visível
Pensado exclusivamente para utilização desportiva, o estádio destaca-se pela expressão máxima da sua estrutura e materiais. A ausência de elementos que ocultem a construção permite visibilidade total da infraestrutura sob as bancadas, enfatizando o caráter técnico e industrial do projeto. Ao mesmo tempo, os espaços interiores banhados por luz natural proporcionam uma experiência envolvente ao público, antes, durante e após os jogos. O lado voltado para o novo pátio foi projetado com uma fachada dupla. Esta parte do edifício inclui comodidades adicionais, como vestiários, salas VIP e um restaurante. Uma fachada envidraçada oferece visibilidade para o exterior e quebra visualmente a monumentalidade do edifício, conferindo-lhe leveza e sofisticação.
Forster Profile Systems à disposição para atender demandas complexas
Para responder às exigências rigorosas em matéria de proteção contra incêndio, eficiência energética e transparência, os arquitetos recorreram ao sistema de fachada forster thermfix vario. Com perfis de aço ultrafinos, com apenas 45 mm de largura visível, esta solução permite uma entrada generosa de luz natural, criando espaços interiores luminosos e convidativos. As salas VIP beneficiam igualmente desta solução minimalista e elegante, que excede os requisitos legais de proteção contra incêndio. forster thermfix vario cumpre a classe de resistência ao fogo EI30, integrando vedantes em borracha sintética EPDM, flexível, durável e amiga do ambiente. Em paralelo, os seus valores de isolamento térmico excecionais contribuem para uma elevada eficiência energética, com o estádio a tirar partido de um sistema fotovoltaico no telhado para alcançar quase autossuficiência energética.
Os compartimentos corta-fogo definidos nos corredores que acompanham a fachada são assinalados pelas portas forster fuego light. As portas corta-fogo de batente nivelado garantem segurança máxima, mantendo o princípio orientador da transparência que caracteriza todo o edifício, graças aos seus perfis de aço minimalistas.
Sistemas utilizados
Parceiros envolvidos
Arquitetura
- :mlzd Architektur
- Sollberger Bögli Architekten AG
Fabricante
- Sottas SA, Bulle
- Orllati Métal
- Progin SA, Bulle
Fotografia
- Damian Poffet
Outros parceiros
- Lüchinger+Meyer (Façade consultant)
- City of Lausanne, Department of Sports (Clients)