
- ROK Rippmann Oesterle Knauss
- Block Research Group, ETH Zürich
HiLo research and innovation unit, Duebendorf
Soluções pioneiras em arquitetura
Desde 2016, a cidade suíça de Dübendorf tornou-se sinónimo de investigação arquitetónica pioneira e construção sustentável. Com o mais recente módulo HiLo, o edifício de investigação NEST conclui uma experiência inovadora que reduz significativamente o uso de materiais através de novos métodos de construção de coberturas e pavimentos, e assegura uma conservação eficiente dos recursos a longo prazo graças à tecnologia adaptativa aplicada à edificação. Os marcantes segmentos arqueados do módulo distinguem-se pelas suas fachadas envidraçadas de grandes dimensões e pelos sistemas de perfis com isolamento térmico da Forster, que contribuem para a abordagem sustentável de todo o projeto.

O edifício NEST (Next Evolution in Sustainable Building Technologies) serve de plataforma de testes para módulos experimentais — com os seus materiais, tecnologias e sistemas integrados — em condições reais de utilização, com vista à sua aplicação futura em contextos residenciais e comerciais. Os módulos independentes, cada um com um foco específico na sustentabilidade, distribuem-se por três plataformas. O objetivo do NEST é criar soluções concretas para uma arquitetura viável e sustentável, com especial enfoque na eficiência de recursos, energia e nos princípios da economia circular na construção.
Um dos últimos módulos a ser instalado na plataforma superior é o HiLo, um protótipo experimental que reúne equipas de investigação do ETH Zurich, lideradas por Philippe Block e Arno Schlüter, em colaboração com parceiros industriais. O objetivo: desenvolver soluções construtivas que poupem recursos e garantam um funcionamento energético eficiente a longo prazo. O elemento mais emblemático do HiLo é a cobertura de dupla curvatura, uma estrutura leve composta por uma casca dupla de betão, erguida com cofragem flexível e uma técnica construtiva inovadora que reduz significativamente o consumo de material em comparação com métodos tradicionais de construção em betão.
Adaptação e integração de produtos personalizados
Os arcos visíveis à distância integram-se em fachadas autoportantes tipo montante-travessa. A construção das fachadas curvas exigiu soluções técnicas específicas, uma vez que a estrutura leve em betão está sujeita a assentamentos superiores ao habitual ao longo do tempo. Por isso, foi necessário desenvolver uma estrutura de fachada reajustável, fruto de uma colaboração próxima entre serralheiros e investigadores desde o início do projeto, permitindo uma adaptação e integração personalizada dos produtos.
Para além da fachada solar adaptativa e do vidro com opacidade variável, o módulo inclui também tecnologia de climatização, ventilação e sombreamento de última geração. Estes sistemas atuam em conjunto, formando um sistema inteligente adaptativo, concebido para proporcionar eficiência energética e elevado conforto térmico e ambiental ao utilizador. Os produtos da Forster desempenham um papel importante neste conceito sustentável. Foram utilizados os sistemas de perfis em aço forster thermfix vario para fachadas do tipo montante-travessa e forster unico para janelas projetantes e portas. Graças à sua elevada resistência estrutural, os perfis em aço da Forster permitem uma redução significativa do uso de materiais. As suas propriedades térmicas, que podem atingir os requisitos da norma Passive House, contribuem para a eficiência energética em operação. Adicionalmente, o aço utilizado é 100% reciclável, garantindo que as exigências de sustentabilidade são cumpridas ao longo de todo o ciclo de vida do edifício.
O projeto HiLo combina precisão construtiva com impacto ambiental reduzido e é um exemplo emblemático de soluções visionárias que tornam os edifícios do presente mais preparados para o futuro.
Parceiros envolvidos
Arquitetura
- ROK Rippmann Oesterle Knauss
- Block Research Group, ETH Zürich
Fabricante
- Pletscher Metallbau AG
Fotografia
- Roman Keller
Outros parceiros
- Swiss Federal Laboratories for Materials Testing and Research (EMPA) (Clients)
- Block Research Group, ETH Zürich (Project developers)
- Chair of Architecture and Building Systems, ETH Zurich (Project developers)