- Rogers Stirk Harbour + Partners, London (UK) Atelier d'architecture Jacques Bugna SA, Geneva (CH)
Airport Terminal, Genebra
Construção em filigrana em aço e vidro
O terminal Aile Est do Aeroporto de Genebra combina um serviço de passageiros de última geração com arquitetura de elevada qualidade. Concluído em 2021, o novo edifício substitui estruturas de 1975 que já não correspondiam aos padrões atuais em termos de tecnologia e eficiência energética. No novo terminal leste, destinado a voos de longo curso e voos fora do espaço Schengen, o vidro é o elemento estilístico dominante, marcando tanto a envolvente como o design interior. Todas as áreas de circulação e zonas de permanência dos passageiros foram realizadas com sistemas de perfis forster, cujas opções de conceção flexível cumprem os rigorosos requisitos de segurança e proteção contra incêndios exigidos em edifícios aeroportuários.
O envidraçamento de forster fuego light EI30 com cantos de 90° atende aos altos requisitos de segurança e transparência do novo terminal. Fotografias: © Damian Poffet
O novo terminal tem capacidade para receber até 3.000 passageiros em chegada e 2.800 passageiros em partida por hora. Para além das doze portas de embarque, dispõe de duas salas business, várias zonas de espera, controlos aduaneiros e áreas comerciais. O edifício tem 520 metros de comprimento, 20 metros de largura e fachadas principais totalmente envidraçadas com inclinação de 26 graus. A sua geometria, em forma de paralelogramo em secção transversal, confere ao terminal uma sensação de leveza e elegância. As fachadas inclinadas sublinham o caráter “flutuante” da estrutura, oferecendo aos passageiros uma vista desobstruída sobre a pista e a cordilheira do Jura.
O novo terminal é também um exemplo de sustentabilidade, graças à envolvente com isolamento térmico, ao sistema fotovoltaico e às bombas de calor de elevada eficiência, entre outros elementos.
Alto nível de segurança – no nível intermediário superior, o envidraçamento inclinado com forster thermfix light conecta-se lateralmente ao envidraçamento de topo com forster fuego light. A solução EI30, à prova de acidentes, também facilita a localização dos passageiros no terminal. Fotografias: © Damian Poffet
Transparência e orientação
A construção em forma de exoesqueleto — estrutura de suporte situada no exterior do edifício — permitiu criar espaços interiores flexíveis e arejados. As paredes de vidro, que orientam o fluxo de passageiros, asseguram abundante luz natural e facilitam a orientação. As guardas das escadas rolantes e numerosas portas, também em vidro, reforçam o caráter aberto e luminoso da arquitetura. Os envidraçados, com até quatro metros de altura, são elementos-chave de um interior de elevada qualidade, que impressiona pela sensação de amplitude e pelas vistas panorâmicas, mesmo com a planta estreita do edifício. O sistema de perfis forster fuego light foi utilizado nas superfícies envidraçadas e nos resguardos corta-fogo necessários em projetos desta dimensão. Este sistema permite integrar envidraçados fixos com janelas de correr incorporadas que asseguram rotas de evacuação horizontais e verticais em caso de incêndio, de acordo com as diretrizes de segurança contra incêndios da AEAI (Association des établissements cantonaux d’assurance incendie).
As janelas de correr com forster fuego light EI30 e folhas basculantes integradas com barras antipânico permitem uma saída rápida em caso de emergência. Em termos de design, a porta integra-se harmoniosamente ao envidraçamento transparente de topo como elemento arquitetônico. Fotografias: © Damian Poffet
Estética e segurança ao mais alto nível
A janela de correr corta-fogo forster fuego light EI30, com função de via de evacuação, destaca-se na ala leste como uma solução arquitetónica apelativa, dispensando portas de emergência adicionais. Tal é possível porque estas portas combinam funções de correr e de batente num único elemento. A abertura do módulo de batente é acionada por barras antipânico, em conformidade com a norma EN1125. Estas chamadas portas “swing-out” foram especialmente concebidas e dimensionadas para o terminal de Genebra, garantindo condições ideais para uma evacuação rápida em caso de incêndio. Adicionalmente, estão equipadas com um sofisticado sistema eletrónico de controlo de acessos, cumprindo os requisitos de um aeroporto internacional.
Os componentes das janelas de batente com forster fuego light EI30 dividem os compartimentos individuais de proteção contra incêndios no terminal e abrem vias de evacuação sem obstáculos em caso de emergência. Fotografias: © Damian Poffet
No projeto Aile Est, o envidraçado EI30 foi concebido sem montantes intermédios elevados, incluindo proteção contra impacto e cantos a 90°. Os elementos embutidos oferecem o máximo de segurança e, simultaneamente, permitem níveis ótimos de entrada de luz natural. As tolerâncias da estrutura, que podem atingir até 8 cm, constituíram outro desafio neste exigente projeto. Os robustos sistemas de perfis forster, fabricados em aço 100% reciclável, conseguem absorver estes movimentos sem transferir as cargas para os elementos EI.
Sistemas utilizados
Parceiros envolvidos
Arquitetura
- Rogers Stirk Harbour + Partners, London (UK) Atelier d'architecture Jacques Bugna SA, Geneva (CH)
Fotografia
- Damian Poffet
Outros parceiros
- Ingérop Conseil et Ingénierie (ICI), Rueil-Malmaison (FR) T-ingénierie SA, Geneva (CH) (Engineering office)
- Geneva International Airport (Clients)