 
  - Caruso St John Architects, Zurich (CH) / London (GB)
Swiss Life Arena, Zurique
Desde a sua inauguração, a Swiss Life Arena, situada no noroeste do bairro de Altstetten, em Zurique, tem sido muito mais do que um marco arquitetónico na periferia da cidade – é também uma sala de eventos e desporto de excelência. Apesar de aberta há pouco tempo, o tão aguardado estádio do clube de hóquei no gelo ZSC Lions já conquistou o público, organizadores de eventos e também um júri de especialistas, que recentemente o distinguiu como um dos melhores recintos desportivos da Suíça. O entusiasmo que tem gerado deve-se também ao projeto arquitetónico, assinado pelo prestigiado atelier Caruso St John Architects, com sedes em Londres e Zurique. Exteriormente, o edifício retangular, escalonado em dois lados, é revestido por betão claro, cuja textura detalhada evoca ondulações e pregas de uma cortina de teatro. No interior, a arena apresenta um design moderno e tecnologicamente avançado, oferecendo um espaço ideal para acolher eventos desportivos e espetáculos ao vivo. As portas interiores e exteriores da Forster Profile Systems asseguram o encaminhamento dos visitantes e cumprem todos os requisitos funcionais em matéria de isolamento térmico e proteção contra incêndios, harmonizando-se com a linguagem criativa do edifício.
Tudo isto combinado cria uma verdadeira torrente de emoções — e não só para o hóquei no gelo
Situada entre uma autoestrada e a linha ferroviária, a sul do rio Limmat, a Swiss Life Arena estende-se por 170 metros de comprimento, 110 metros de largura e 33 metros de altura na zona central. No interior, a arena está implantada perpendicularmente ao lado mais longo e pode receber até 12.000 espetadores. As bancadas íngremes, com 30 metros de altura, conferem-lhe um ambiente intenso e envolvente. O recinto é complementado por restaurantes, uma área VIP, um centro empresarial com salas de conferência e seminários, bem como espaços desportivos e de treino. No lado sul, uma ampla esplanada na cobertura, recortada na estrutura, funciona como zona de chegada e de convívio.
Cortina teatral em betão aparente claro
O elemento mais distintivo é a fachada, que recria a aparência de tecido, com pregas que recordam uma cortina. As imponentes fachadas sul e norte são pontuadas por janelas circulares dispostas de forma escalonada, integradas no revestimento ondulado. Exceto pelas arcadas do piso térreo, as fachadas longitudinais são maciças, com relevos profundos e finamente estriados. A envolvente exterior, em betão aparente com agregados de cimento branco, assenta numa parede estrutural de betão armado, permitindo que a superfície clara e artisticamente moldada suavize a perceção da escala do edifício. No interior, predominam elementos estruturais visíveis, materiais brutos e relevos murais de grande impacto.
O projeto segue uma abordagem económica e ecológica, com uma envolvente homogénea em betão armado moldado in situ e isolamento interior. A construção energeticamente otimizada inclui materiais ambientalmente responsáveis, uma percentagem de betão reciclado, sistemas técnicos eficientes e abastecimento elétrico livre de CO₂ através de painéis fotovoltaicos na cobertura.
 
  Métodos de planejamento e produção específicos do projeto (gerenciamento da produção) foram utilizados para instalar os isoladores de proteção contra incêndio dos elementos Forster Unico EI30 e realizar o tratamento superficial por galvanização a quente. Fotografias: © R&D Dürr
Acabamentos galvanizados a quente da Forster Profile Systems
A Forster Profile Systems AG participou desde a fase inicial de planeamento. Em colaboração com os parceiros licenciados – Schneebeli Metallbau AG e Enderli Metallbau AG – forneceu um total de 140 elementos para a obra. As portas exteriores, concebidas com o sistema forster unico HI, contribuem para o cumprimento das metas de eficiência energética do edifício certificado Minergie, assegurando simultaneamente excelente desempenho térmico e proteção contra incêndios. Algumas portas e envidraçados fixos interiores cumprem a classificação de resistência ao fogo EI30 e pertencem à gama forster unico. A galvanização a quente especificada pelos arquitetos Caruso St John reforça o conceito estético do projeto. Para a execução dos elementos com o sistema forster unico EI30 galvanizado a quente e respetivo isolamento de proteção contra incêndios, foram aplicados métodos de planeamento e produção específicos para este projeto.
Parceiros envolvidos
Arquitetura
- Caruso St John Architects, Zurich (CH) / London (GB)
Fabricante
- Schneebeli Metallbau AG, Dietlikon (CH)
- Enderli Metallbau AG, Kloten (CH)
Fotografia
- R&D Dürr
Outros parceiros
- ZSC Arena Immobilien AG, Zurich (CH), with the involvement of the City and Canton of Zurich (CH) (Clients)
 
       
       
       
       
       
       
       
   
   
   
   
   
   
  