Skip to main content
EPD Internacional

Tipos de declarações ambientais:

Declarações do Tipo I referem-se a avaliações de organismos externos a validar os padrões ambientais do produto, por exemplo, Cradle to Cradle. “Eles confirmam que o meu produto é ambientalmente responsável”.

Declarações do Tipo II referem-se às auto declarações do fabricantes com base em princípios definidos pela sua empresa. “Eu confirmo que o meu produto é ambientalmente responsável”.

Declaração do Tipo III “Estão aqui os meus resultados. Avalia tu se consideras o meu produto ambientalmente responsável.”. Uma DAP é uma declaração do tipo III.

 

O que é importante saber:

Ter uma DAP para um produto não implica necessariamente que o produto declarado seja ambientalmente superior às alternativas — é simplesmente uma declaração transparente do seu impacto. A base da DAP é uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do produto, à luz das normas ISO 14040 e ISO 14044 e resume os resultados da ACV, de acordo com a EN 15804 e as Regras de Categoria de Produto (PCR) adequadas. Tal, inclui informações sobre os impactos ambientais associados a um produto ou serviço, como aquisição de matérias-primas, uso e eficiência energética, conteúdo de materiais e substâncias químicas, emissões para o ar, solo e água, e geração de resíduos, entre outros.

Os impactos ambientais são identificados e listados por fase. Dependendo das fases do ciclo de vida consideradas, podem ser identificados três tipos de DAPs:

  • “Cradle to gate”: Contém apenas os módulos de produção A1 a A3.
  • “Cradle to gate with options”: Contém os módulos A1 a A3 e os módulos voluntariamente selecionados;
  • “Cradle to grave”: Contém todos os módulos do ciclo de vida.

 

O objetivo geral de uma DAP é fornecer informações relevantes e verificadas para responder a diversas necessidades de comunicação. As DAPs podem refletir a melhoria ambiental contínua de produtos e serviços ao longo do tempo e são capazes de comunicar e agregar informações ambientais relevantes em toda a cadeia de fornecimento de um produto, inclusive para:

  • Compras Públicas Verdes (GPP)
  • Sistemas de gestão ambiental (SGA)
  • Comunicação entre empresas (B2B)
  • Comunicação com o consumidor (B2C)
  • Sistemas de etiquetagem (LEED/BREEAM)

 

Uma DAP é também muito útil no ecodesign de produtos, impulsionando a melhoria contínua com foco nas fases que mais pegada geram.

Estamos aqui para ajudar

Notícias e artigos relacionados